Gastroenterologia


Medicina Fenix

Gastroenterologia

O Aparelho Digestório inclui o esôfago, o estômago, os intestinos delgados (fino) e grosso (apêndice, ceco, colon e sigmoide), reto e as glândulas anexas (pâncreas, fígado, vesícula e vias biliares).

Algumas especialidades que derivam da gastroenterologia, entre elas a endoscopia digestiva, hepatologia e nutrologia, atuam em conjunto se ajudando e se complementando. O aparelho digestivo é composto por um longo tubo que abrange o esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, e também composto pelos órgãos anexos ao fígado, vesícula biliar e pâncreas.

Todo esse sistema, em conjunto, é responsável pela digestão e absorção dos alimentos que ingerimos, possibilitando que os nutrientes sejam transportados para as células do nosso corpo.





Do grego gastro = estômago e entero = intestino, ou simplesmente gastro, é a especialidade médica que estuda a anatomia, fisiologia (funcionamento) e doenças do Aparelho Digestório, visando a manutenção de sua saúde assim como o diagnóstico e tratamento clínico e/ou cirúrgico de suas doenças.